A "dor nas costas" é uma queixa extremamente comum nos consultórios médicos e nos prontos-socorros. Estima-se que cerca de 70 a 85% das pessoas apresentará lombalgia (dor lombar) em algum momento de sua vida.

As estruturas que podem ser responsáveis pela origem da lombalgia são:
- Articulações facetárias (dor facetária): dor originada nas articulações existentes na parte posterior das vértebras, que articula uma vértebra à outra ou ao sacro. Pode ocasionar dor lombar localizada ou com irradiação para os membros inferiores (dor referida). Também deve ser inicialmente tratada com medicamentos e fisioterapia, mas, no caso de não haver melhora, possui uma técnica de tratamento específico, o bloqueio facetário (diagnóstico e terapêutico) e a rizotomia facetária por radiofrequência.
- Disco intervertebral (dor discogênica): Dor causada pela degeneração discal, sem compressão do nervo, ocasionando dor lombar sem irradiação para os membros inferiores. É controversa a utilização da discografia provocativa na tentativa de se confirmar a origem da dor no disco intervertebral, não sendo utilizada por vários especialistas. Dentre os tratamentos para este tipo de dor há o medicamentoso, o fisioterapêutico, os procedimentos intervencionistas para dor (bloqueio e radiofrequência pulsada do gânglio da raiz dorsal de L2, nucleoplastia, IDET, biacuplastia) e o tratamento cirúrgico com artrodese da coluna vertebral.
- Articulações sacroilíacas: Apesar de ser uma causa comum e importante de dor lombar, as articulações sacroilíacas são pouco lembradas por vários médicos ao avaliarem e tratarem pacientes com lombalgia. A dor com origem nas sacroilíacas pode ser suspeitada pela história clínica e pelo exame físico bem realizados, e a confirmação é realizada através de bloqueio diagnóstico da articulação sacroilíaca (o bloqueio também pode já ser terapêutico). Outra opção de tratamento para este tipo de dor, quando resistente a outras modalidades de terapêutica, é a rizotomia por radiofrequência (procedimento percutâneo que provoca lesão das pequenas raízes nervosas que se dirigem às articulações sacroilíacas).
- Nervos (dor radicular): A radiculalgia pode ser uma causa de dor lombar, sendo característica desta etiologia a presença de dor irradiada para o membro inferior, seguindo o trajeto de inervação do nervo acometido/comprimido. A dor com origem no nervo pode ser ocasionada por uma hérnia de disco ("irrita" ou comprime o nervo), por artrose nas articulações da coluna ou por espessamento de ligamentos ("irrita" ou comprime o nervo), por compressões do nervo fora da coluna vertebral (meralgia parestésica, síndrome do músculo piriforme, tumores, etc), doenças próprias do nervo (neuropatia). De acordo com o que ocasiona a dor neural será determinado o tratamento a ser realizado. Uma das formas de tratamento da dor radicular é a infiltração peridural de corticóides e anestésicos para alívio da dor.
- Outras causa de dor lombar: tumores na coluna, infecção na coluna (espondilodiscite, osteomielite, abscesso epidural), fratura (por trauma ou por osteoporose), etc.
Além destas causas, ainda é preciso ter em mente que outras doenças não diretamente relacionadas à coluna vertebral também podem apresentar dor lombar como sintoma. Dentre elas cito a nefrolitíase (cálculo renal), a infecção urinária, a pielonefrite (inflamação nos rins), viroses, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário