sábado, 6 de agosto de 2016

Articulação sacroilíaca - uma importante causa de dor lombar, porém pouco valorizada.

Você sabe onde fica a articulação sacroilíaca? Sabia que ela pode ser a fonte de uma dor crônica na coluna lombar e nas nádegas?

Pois bem...

As articulações sacroilíacas (SI) podem ser responsáveis pela etiologia (causa) de até 30% das dores lombares. A dor originada nestas articulações, que unem a porção final da coluna vertebral (sacro) ao quadril (ilíaco) bilateralmente, pode ser referida para a região lombar, nádegas, virilha e membros inferiores. 

A intensidade da dor pode aumentar quando o paciente permanece longos períodos sentado ou de pé ou ao subir escadas.

A dor com origem nas articulações SI  pode se apresentar com: dor lombar, dor, dormência, formigamento ou fraqueza nos membros inferiores, dor na região glútea, dor na virilha, sensação de instabilidade nas pernas, dor ao permanecer sentado por longos períodos, dor ao se levantar.

O diagnóstico etiológico desta dor é realizado através de:

- História clínica (anamnese):  Deve-se focar no tempo de dor, localização e padrão de "irradiação" da dor, fatores de amplificam ou atenuam a dor, etc. 

- Exame fisico: Há manobras específicas para se avaliar a articulação sacroilíaca (teste de Patrick-Fabere, teste de Gaenslen, entre outros). 

A existência de história clínica e exame físico sugestivos de dor na articulação SI não confirma o diagnóstico, sendo a resposta positiva à infiltração da articulação sacroilíaca o padrão ouro para confirmação diagnóstica.

- Exames de imagem (ressonância, tomografia) e cintilografia óssea: Úteis para descartar outras lesões na coluna ou pelve e podem identificar sacroiliíte (inflamação das articulações SI). Entretanto, a ausência de alterações nestes exames não exclui a articulação SI como fonte da dor.

- Infiltração da articulação sacroilíaca: Procedimento percutâneo realizado com o paciente acordado, sob sedação leve e anestesia local, sob orientação de fluoroscopia (aparelho de raio-x) ou tomografia computadorizada. Consiste da punção da articulação SI com uma agulha e, após confirmação do correto posicionamento da agulha, injeção de solução contendo anestésico local e corticosteróide. A ocorrência de alívio da dor após o procedimento confirma a articulação SI "infiltrada" como a fonte da dor. 

A infiltração da articulação SI, além de diagnóstica, tem objetivo terapêutico, visto que o corticosteróide possui ação prolongada, sendo comum a permanência do alívio da dor por meses.


O tratamento da dor originada nas articulações sacroilíacas inclui o uso de medicamentos, realização de fisioterapia, infiltração de articulação SI e rizotomia por radiofrequência.

A rizotomia para dor nas articulações sacroilíacas é, assim como a infiltração, um procedimento percutâneo realizado com o paciente acordado, sob sedação leve e anestesia local (alguns médicos podem preferir realizar o procedimento sob anestesia geral), sob orientação de fluoroscopia (aparelho de raio-x) ou tomografia computadorizada., entretanto, ao invés da infiltração de uma solução intra-articular para alívio da dor, é realizada uma lesão térmica de pequenas raízes nervosas que inervam a articulação fonte da dor, promovendo alívio da dor originada naquela articulação.


Dr. Fabrizio Borges Scardino

Neurocirurgia

Tratamento Intervencionista da Dor

Nenhum comentário:

Postar um comentário