O canal vertebral lombar pode ser estenosado (estreitado) de forma congênita (a pessoa já nasce com o canal vertebral com diâmetro reduzido) ou de forma adquirida, devido a um abaulamento/hérnia do disco intervertebral, hipertrofia (aumento) das articulações entre as vértebras (articulações facetárias) ou pela hipertrofia do ligamento amarelo. Pode também ocorrer em casos de espondilolistese (escorregamento de uma vértebra sobre a outra).
A estenose do canal lombar, quando significativa, pode provocar compressão das raízes nervosas originando um quadro de lombalgia (dor lombar) com dor irradiada para os membros inferiores, que caracteristicamente piora quando o paciente anda alguns ou vários metros (claudicação neurogênica) e melhora quando o paciente inclina o tronco para a frente ou quando senta/deita.
Assim como na hérnia de disco, o tratamento é, inicialmente, realizado através de medicação e fisioterapia. No caso de não resposta a estes tratamentos pode ser optado pela realização de tratamento intervencionista para dor (bloqueios/infiltrações na coluna lombar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário