segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Agulhamento seco! Uma excelente opção de tratamento para dor crônica nas costas. Saiba mais sobre esta técnica!

O que é o agulhamento seco ou Dry Needling?

É uma técnica de tratamento de dores crônicas, em especial de dores musculares (dor miofascial), realizada através da inserção de agulha através da pele e musculatura, sem a injeção de qualquer medicamento. 

O agulhamento seco vem se tornando cada vez mais difundido e se mostra eficaz no alívio de alguns tipos de dor. 


Quando está indicada sua realização?

Pode ser utilizada no tratamento de dor lombar, dor cervical, torcicolo, dor de cabeça, dor nos braços ou nas pernas, etc.

A principal indicação do agulhamento seco é para tratamento de dores crônicas de origem miofascial (dores musculares). Muitas vezes pacientes com dores crônicas na coluna vertebral apresentam mais de uma origem para suas dores (dor muscular + dor discogênica (origem no disco intervertebral) + dor articular (facetária), etc), desta forma, o agulhamento seco pode aliviar o componente da dor de origem muscular, propiciando melhora significativa do quadro doloroso do paciente. (saiba mais sobre as possíveis origens da dor na coluna clicando aqui)

Acredita-se que boa parte das dores crônicas, incluindo dores na coluna vertebral, tenha origem muscular (miofascial). 

Os músculos podem ser a origem primária da dor, assim como podem começar a doer devido a uma maior sobrecarga muscular por uma dor pré-existente (ex.: alguém com dor no joelho direito começa a andar "mancando" e passa a sobrecarregar a coluna e perna esquerda, iniciando quadro doloroso nestas regiões). 

Os músculos podem apresentar pontos de tensão, conhecidos como pontos gatilhos ou "trigger points", ou popularmente chamados de "nós" na musculatura. 



Qual o objetivo do agulhamento seco?

O objetivo do agulhamento seco é inativar os pontos de tensão da musculatura (pontos gatilhos), provocando alívio da dor de origem miofascial (muscular)


Como é realizado o agulhamento seco?

A agulha utilizada no agulhamento seco é a mesma utilizada para realização de acupuntura, apesar de serem procedimentos distintos, com técnicas e princípios diferentes.

A agulha é inserida através da pele do paciente até atingir o músculo alvo, sem necessidade de anestesia. Normalmente o procedimento é bem tolerado pelos pacientes, com leve desconforto. 

Após a inserção da agulha no ponto de tensão no músculo (trigger point) é comum haver a contração do segmento muscular (twitch). O agulhamento leva ao aumento do fluxo sanguíneo nesta área, provocando relaxamento muscular e alívio imediato da dor. 

Esta técnica pode ser realizada em ambiente ambulatorial (no consultório médico).


Quantas sessões são necessárias para alívio da dor?

Normalmente os pacientes experimentam sensação de relaxamento e alívio imediato da dor, mesmo que parcial. 

Podem ser necessárias algumas sessões de agulhamento seco durante o tratamento. 

A quantidade de sessões a serem realizadas será determinada pela evolução da dor durante o tratamento.


Como fica o tratamento após o agulhamento seco?

As sessões de agulhamento seco devem ser acompanhadas pela realização de tratamento fisioterapêutico, com alongamento e fortalecimento muscular supervisionados, visando a manutenção do alívio produzido pela inativação dos pontos gatilhos nos músculos e evitando-se a reativação destes pontos. 

É fundamental que o paciente mantenha tratamento fisioterapêutico (fisioterapia, RPG, Pilates, etc) após ou entre as sessões de agulhamento seco.


O agulhamento seco é coberto pelos planos de saúde?

Sim. O agulhamento seco de pontos gatilhos está contemplado no rol de procedimentos da ANS, sendo autorizado pelos planos de saúde quando solicitado por profissionais habilitados para sua realização.
         
Conheça mais sobre o Dr. Fabrizio Borges Scardino acessando seu site: http://drfabrizioscardino.wixsite.com/site
 ou através de sua fan page no facebook: www.facebook.com/drfabrizioscardino

Nenhum comentário:

Postar um comentário